A Novo Dia, Associação para a Inclusão Social, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desenvolve atividade de apoio social com alojamento. Fundada em janeiro de 2002, o percurso desta instituição tem sido marcado pelo desenvolvimento e implementação de estruturas, iniciativas e ações, no sentido de dar resposta à realidade da exclusão social existente na ilha de São Miguel. Somos uma equipa multidisciplinar que trabalha junto das comunidades mais desfavorecidas, visando a inclusão social através do apoio prestado na rua e nos centros de acolhimento de emergência e temporários. Valorizamos a dignificação humana, a não discriminação e promovemos o acompanhamento dos indivíduos no seu percurso de inclusão mobilizando os recursos existentes na sociedade e junto dos parceiros.
A primeira ação de intervenção da Novo Dia realizou-se no ano de 2002, tendo-se iniciado com o Projeto de Luta Contra a Pobreza denominado ”Serviço de Apoio Integrado à Mulher”, com a abertura da valência “Centro de Acolhimento Temporário para Mulheres em Risco – A Casa”.
No ano de 2003 é criada a “Unidade Móvel” de apoio de rua, dando início à atividade de intervenção direta com a população sem-abrigo. Posteriormente, no ano de 2005 este Projeto é integrado no Acordo de Cooperação com o Instituto de Ação Social. É reforçada a Unidade Móvel de apoio às pessoas sem-abrigo integrando o projeto “Extremos da Ilha”.
No ano de 2005, no mês de março, é criado o “Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Politicas de Igualdade – CIPA”, promovido pelo Instituto de Ação Social no âmbito do Projeto Violeta.
Em janeiro do ano de 2006 a Novo Dia inaugura uma nova valência, o “Centro de Acolhimento Temporário e de Emergência para Homens – CATE”.
Ainda no ano de 2006, no mês de novembro, é inaugurada a valência “Centro de Emergência para Mulheres em Risco – Drop In“.
Por último, a 1 de julho de 2014, após a realização de algumas alterações na valência “Centro de Emergência para Mulheres em Risco – Drop In”, esta passa a acolher utentes de ambos os sexos que se encontrem numa situação de sem-abrigo.
visão
Missão
- Prestar apoio através acompanhamento na rua e em estruturas de acolhimento de emergência e temporárias, a pessoas em situação de exclusão social grave;
- Facultar apoio social, psicológico/emocional, médico e de enfermagem, e a pessoas em situação de exclusão social grave;
- Garantir a satisfação das suas necessidades básicas;
- Melhorar a sua qualidade de vida;
- Reduzir riscos e minimizar danos junto dos mesmos;
- Promover a igualdade de género e de oportunidades;
- Defender os direitos humanos;
- Combater a violência e a discriminação;
- Informar e formar para questões e problemáticas sociais.
Valores
- Solidariedade;
- Humanismo;
- Integridade;
- Dignificação;
- Ética;
- Respeito;
- Equidade.
Valências
A Associação Novo Dia é uma das Instituições que integra a Rede de Suporte Sociocultural à Mobilidade Humana e a Rede de Apoio Integrado à Mulher em Situação de Risco de São Miguel.
A Rede de Suporte Sociocultural à Mobilidade Humana de São Miguel tem como áreas de intervenção, os domínios do acolhimento, transição e da integração, transversal e permanente, tendo por base uma metodologia que assenta no desenvolvimento de um plano personalizado de intervenção.
A rede promove um vasto conjunto de respostas de suporte sociocultural que contribuem para a integração efetiva dos cidadãos e das cidadãs repatriados/as e imigrantes, sem-abrigo e outros públicos em mobilidade na sociedade Açoriana.
De acordo com o protocolo de cooperação desta rede, a Associação Novo Dia tem como principal objetivo prestar apoio a esta população através das suas Valências.
A Novo Dia procede ao acolhimento de emergência, durante 24h do dia, por períodos curtos de tempo. Disponibiliza acolhimento temporário por períodos de tempo máximo de seis meses, mediante projeto consertado de inclusão social, que inclui desenvolvimento pessoal, social e profissional dos/as utentes.
A Novo Dia atua a nível da intervenção direta com indivíduos em risco, sensibilizando e proporcionando acompanhamento psicológico com o objetivo de promover a inclusão social, a prevenção e redução de riscos, abrangendo as áreas da toxicodependência e prostituição.
A Novo Dia no âmbito do protocolo de cooperação com a Rede de Apoio Integrado à Mulher em Situação de Risco tem como população alvo mulheres em situação de risco social e/ou vitimas de violência.
Direção
Organograma
DIREÇÃO
Presidente Direção
Tesoureiro Direção
Secretária Direção
Secretária Geral
Centro de Alojamento Temporário Feminino
Equipa de Intervenção de Rua
Centro de Alojamento Temporário – CATE
Centro de Alojamento de Emergência Misto – Drop In
Centro de Informação e Promoção de Políticas de Igualdade – CIPA
1 Técnica de Serviço Social, 1 Psicólogo e 4 Monitoras de Inserção
1 Psicólogo, 3 Animadores Sócio Culturais e 1 Motorista
1 Técnica de Serviço Social, 1 Estagiário de Serviço Social, 4 Ajudantes de Lar e Centro de Dia, 1 Administrativo, 1 Coordenadora de Serviços Gerais e 1 Auxiliar de Serviços Gerais
1 Técnica de Serviço Social, 8 Ajudantes de Lar e Centro de Dia, 1 Enfermeira e 1 Auxiliar de Serviços Sociais
3 Sociólogas, 1 Licenciada em Arqueologia, 1 Estagiário Licenciado em Animação Sócio Cultural e 2 Estagiários Odisseia