O Projeto 100 Diferenças surge na sequência da campanha “Antes de me discriminares, conhece-me” e tem como principais objetivos contribuir para a desconstrução e eliminação de estereótipos e preconceitos associados às várias razões de discriminação, prevenir e combater situações de violência entre jovens, fomentando o exercício de cidadania ativa e a defesa dos Direitos Humanos, informar, prevenir e combater situações de bullying e cyberbullying, violência no namoro e violência doméstica.
Público-alvo: jovens de CDIJ’s e profissionais de entidades com responsabilidades em matéria de crianças e jovens, em especial de CDIJ’s.
A 1ª edição foi desenvolvida entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020, e a 2ª edição entre 1 de fevereiro de 2020 e 31 de dezembro de 2020.
O CIPA – Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade, Novo Dia – Associação para a Inclusão Social, sendo uma entidade formadora certificada, leva a cabo no âmbito deste projeto, ações de formação dirigidas a profissionais cuja atividade decorre da interação com jovens, a fim de proporcionar ferramentas e capacitar os/as profissionais para a promoção de uma cidadania ativa, igualdade e a não discriminação.
O CIPA desenvolve ainda workshops e ateliers formativos para jovens, nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Graciosa.
O projeto foi proposto a financiamento à Direção Regional da Juventude (DRJ) e à Direção Regional da Segurança Social (DRSS), tendo sido aprovado para financiamento por estas entidades.