Centro Ocupacional – Resposta de Inclusão Social e de Empoderamento
O Centro Ocupacional RISE: Resposta de Inclusão Social e de Empoderamento, surge da necessidade de dar apoio a pessoas em situação de exclusão social grave, procurando desenvolver e empoderar as suas competências pessoais e sociais. Este projeto destina-se a adultos/as em condição de sem-abrigo com outras problemáticas associadas (e.g., consumidores de substâncias psicoativas, com doença mental e/ou patologia dual) – Projeto financiado pela Fundação CEPSA, durante ano de 2020.
O Centro Ocupacional RISE funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h30, e das 13h30 às 16h00, e conta com atividades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal.
O RISE, no período da manhã, abarca público consumidor de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas). O período de tarde destina-se a utentes em regime de acolhimento e/ou que se encontram a residir em quartos na comunidade, em processo de reabilitação de dependências, e desocupados laboralmente.
O centro disponibiliza um conjunto de meios e serviços, nomeadamente:
- Atendimento de psicologia, serviço social e enfermagem;
- Desenvolvimento de atividades lúdico-recreativas, culturais, sociais, formativas, desenvolvidas por uma equipa de Animadores Socioculturais;
- Garante uma refeição aos seus beneficiários, e espaço para guardar os seus pertences pessoais;
- Realiza o programa de troca de seringas “Diz não a uma seringa em 2.ª mão”, destinado a consumidores injetáveis, e que tem como objetivo reduzir os riscos associados ao consumo e potenciais danos, assentando em dois pilares fundamentais: o respeito pelos direitos humanos e a proteção da saúde pública (com a recolha de seringas usadas e disponibilização de material assético).