A campanha “Antes de me discriminares, conhece-me!” destaca-se por implementar atividades dinâmicas de sensibilização contra todas as formas e razões de discriminação, violência doméstica e bullying, em todas as ilhas do arquipélago dos Açores.
Desenvolvida numa parceria da Novo Dia, Associação para a Inclusão Social, com o Governo Regional dos Açores, esta campanha tem como público-alvo todos (as) os (as) jovens açorianos.
O objetivo geral da campanha passa pela divulgação, informação e sensibilização, partindo do princípio da igualdade previsto no Artigo 13 da Constituição da República Portuguesa, e pretende como objetivos específicos:
- Clarificar os conceitos de igualdade, de discriminação e de violência;
- Desmistificar preconceitos, estereótipos e representações sobre o género, a idade, a orientação sexual, a etnia e a deficiência;
- Informar, prevenir e combater situações de violência no namoro e de violência doméstica;
- Informar, prevenir e combater situações de bullying e cyberbullying.
O plano de atividades desta campanha prevê a realização:
Roteiro da Igualdade
Ações de sensibilização dinâmicas e interativas adaptadas ao contexto escolar, onde se desenvolvem: o espaço da igualdade; o cantinho da leitura; jogos interativos; dinâmicas de grupo; debates e muito mais. São contempladas as escolas básicas e secundárias, e as escolas profissionais do arquipélago dos Açores. As escolas secundárias e profissionais interessadas em receber esta campanha deverão fazer a sua inscrição através da ficha disponível contactando a coordenação da campanha através do adc@novodia.org.
Tenda da Igualdade
Ações de sensibilização e informação, dinâmicas e interativas, adaptadas a centros de jovens, bem como a eventos públicos para jovens. São abrangidas as associações de jovens, centros de jovens e comissões de organização de eventos do arquipélago, interessadas em participar.
Workshop formativo – sensibilizar e informar jovens para a não discriminação
As sessões de workshop têm uma duração efetiva de 7h30, com o objetivo de contribuir para a eliminação de preconceitos associados às várias razões de discriminação. Pretende-se que os/as técnicos/as atualizem e adquiram conhecimentos no domínio da igualdade e da não discriminação, adequando e enriquecendo a sua própria prática profissional de modo a promoverem uma participação equilibrada de jovens estudantes na esfera pública e na esfera privada.
Maratona Fotográfica
Concursos regionais de fotografia lançados na rede social Facebook sobre as temáticas abordadas nesta campanha que incentivam a reflexão e a participação ativa do público jovem. Para mais informações sobre a Maratona Fotográfica consulte o regulamento ou Facebook:
- Ficha de inscrição do concurso
- Regulamento
- Declaração de autorização de uso
Exposição Itinerante
Exposição de trabalhos artísticos selecionados resultantes de concursos desenvolvidos no decorrer das edições anteriores desta campanha, acompanhada de uma palestra de abertura sobre as várias razões de discriminação. São contempladas bibliotecas, centros culturais e outras instituições interessadas.
As entidades interessadas em receber esta campanha podem contactar-nos através do adc@novodia.org.
Mais informações consulte ainda a nossa página no Facebook!